22 de abr. de 2011

Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras
litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

Celebração da Paixão do Senhor
Mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no
rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica.
A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na
adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor cor vermelha.

Toda a liturgia católica deste dia está em função de Cristo crucificado. Assim, a liturgia da Palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma acção livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade.
A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à adoração de Cristo crucificado.
A comunhão eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o
Mistério pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis com Cristo crucificado. O fato de se comungar do pão consagrado no dia anterior vem exprimir e reforçar a unidade de todo o Tríduo Pascal.
Além da celebração da Paixão do Senhor, rezam-se as diversas horas litúrgicas da
Liturgia das Horas.

Sinais de penitência
A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de
penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne e qualquer tipo de ato que se refira a Prazer.
Exercícios piedosos, como a
Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.

Feliz Páscoa!!!




A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.

21 de abr. de 2011

Momentos

Outro dia estava analisando a vida e reparei como nossa vida é feita de momentos, às vezes duram mais outras vezes quase nada, mas o que importa é a maneira em que cada um de nós vai fazer com este "momento".

Em apenas um dia podemos viver momentos de extrema alegria e outros de extrema tristeza, momentos de saudade, de solidão, de indecisão, de raiva, de amor, de decisão, de ganhar ou perder... acredito que possamos tornar a vida melhor utilizando esses momentos e transformando tudo o que vivemos em aprendizagem e experiência.

Portanto, ame, odeie, sorria, fique triste, sinta saudade e principalmente acredite nos sonhos, pois a cada dia, existem momentos em que ficamos mais perto de realizá-los.

V Olimpíadas Estudantis



Dia 19/04 os meninos do futsal arrasaram em quadra e conseguiram se classificar para a próxima fase, com os resultados de: Quirino 7x2 Roberto Patricio; Quirino 10x1 Jardim Paulistano e Quirino 5x4 Alckmin, os jogos foram realizados no Sesc Pompéia e além da vitória, eles mostraram muita disciplina e educação.



Parabéns pela conquista desta primeira fase, agora é trabalhar muito, pois dia 05/05 tem mais.